Advocacia Dativa e mão de obra para hidrogênio verde foram destaque de aprovações da semana

por Katya D'Angelles publicado 30/08/2024 11h30, última modificação 30/08/2024 13h33
Deputados debateram os temas nas comissões e no Plenário

Os deputados estaduais votaram mais de 30 matérias na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) nesta semana. Entre projetos de lei e requerimentos, um dos debates mais fortes foi sobre a criação do Fundo Estadual da Advocacia Dativa proposto pelo Governo do Estado. Os parlamentares também destacaram a política de qualificação de mão de obra para produção de Hidrogênio Verde, iniciativa de Rubens Vieira (PT) que o líder da bancada governista, Dr. Vinícius (PT), parabenizou pelo alinhamento à política educacional do Executivo.


Comércio pode ser obrigado a adotar Protocolo Antirracista


Supermercados, shoppings, escolas e casas de shows são alguns tipos de estabelecimentos comerciais que vão precisar implementar medidas de prevenção, conscientização e acolhimento às pessoas negras em situação de risco ou violência racial. Esse é o conteúdo de projeto aprovado na Alepi nesta semana. A lei proposta pelo deputado Francisco Limma (PT) vale para os locais que tenham mais de 10 funcionários e agora aguarda a sanção do Governo.

 

Inclusão no mercado de trabalho

Outros 14 projetos de lei de iniciativa dos parlamentares foram aprovados na última semana de agosto. O presidente Franzé Silva (PT) é autor de projeto que cria a cota de 5% para pessoas com deficiência ou beneficiários reabilitados pelo INSS em empresas de mão de obra terceirizada contratadas pelo Estado. Dele também foi aprovada iniciativa que garante a autistas o direito de ter acesso a locais públicos com seu próprio alimento.

 

Voltados às crianças e seus responsáveis, os deputados aprovaram projeto que prioriza filhos de pais idosos nas matrículas em escolas próximas de suas casas, matéria de Dr. Marcus Vinícius Kalume (PT), e a obrigatoriedade da aferição arterial (Teste do Bracinho) em consultas pediátricas a partir dos 3 anos, iniciativa de Gracinha Mão Santa (Progressistas). Aos órfãos, projeto de Aldo Gil (Progressistas), também aprovado em Plenário, estabelece a prioridade para matrículas em escolas de tempo integral.


Deputados debatem e aprovam o Fundo Estadual da Advocacia Dativa

Após amplos debates em comissões técnicas, os deputados aprovaram em Plenário o Fundo Estadual da Advocacia Dativa. Matéria sobre o tema já tinha tramitado outra vez, mas arquivada. Contando com a participação da OAB, Defensoria Pública do Piauí, Procuradoria Geral do Estado e Ministério Público, e tendo o parlamentar Francisco Limma (PT) como relator na CCJ, uma versão final do projeto foi elaborada.

 

Ziza Carvalho (MDB) explicou que há muitos lugares em que a população não tem acesso à defesa jurídica gratuita, e que a nomeação dos advogados dativos é importante para que as pessoas mais pobres consigam ter atendido o seu direito à justiça.

 

Os deputados também votaram e aprovaram a nova Política Estadual de Assistência Social do Estado do Piauí (PEAS). O objetivo do projeto é rever a Política da área, pois a em vigor havia sido elaborada há quase 30 anos. A obrigação de o IMEI dos celulares serem impressos nas notas fiscais também foi votada favoravelmente pelos deputados. O IMEI é um código único associado ao aparelho e, por ele, é possível saber se o celular possui algum impedimento.

 

Ascom Alepi - Edição Katya D'Angelles