"A gestão municipal faliu", afirma Fábio Novo sobre a Prefeitura de Teresina

por Iury Aragão publicado 16/05/2023 13h55, última modificação 16/05/2023 13h56
O petista discursou sobre a crise na coleta de lixo vivida pela capital piauiense

O acúmulo de lixo nas ruas de Teresina foi tema de discurso do deputado Fábio Novo (PT), no pequeno expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) desta terça-feira (16). "Queria registrar, com tristeza, que estamos vivendo uma nova crise no sistema de coleta de lixo da nossa querida Teresina. Isso é muito ruim. No domingo, vi algumas fotos da Avenida Maranhão, na beira do rio Parnaíba, totalmente suja. É uma crise que continua instalada e mostra que a gestão municipal faliu, não tem competência sequer pra recolher o lixo da cidade. Espero que as providências sejam tomadas e que a gente volte à normalidade, de fazer o serviço básico, que é o recolhimento do lixo", lamentou Fábio Novo.

O presidente da Assembleia, Franzé Silva (PT), que é auditor fiscal concursado da Prefeitura de Teresina, disse que tem acompanhado a saúde financeira da capital com grande preocupação. "Hoje o risco de colapso financeiro é muito grande. Acredito que o prefeito deve se debruçar, principalmente, sobre as perdas, por responsabilidade única da Prefeitura, no âmbito do ICMS e no âmbito do FPM - Fundo de Participação dos Municípios. Vejo com preocupação a questão do lixo, mas temos preocupação na área da saúde, na área da educação. A cidade precisa ser retomada administrativamente. Precisamos alertar, denunciar e pedir ao prefeito que se debruce sobre a gestão da nossa capital", completou Franzé em aparte ao discurso.

CAMPANHA - O deputado Fábio Novo relatou visita à Fazenda JM, do deputado João Mádison (MDB), nesta terça (16), com o governador Rafael Fonteles e o secretário de Assistência Técnica e Defesa Agropecuária, Fábio Abreu, por ocasião do lançamento da campanha de vacinação contra a febre aftosa. "O Piauí instituiu uma política de vacinação que vem dando bons resultados. O resultado do ano passado foi 95% de vacinação. Este ano, se atingirmos esse mesmo percentual, o Piauí será considerado área livre da aftosa. Significa que o nosso rebanho, de 1,6 milhão de cabeças, vai valer muito mais. Isso é muito importante para a economia", disse.

Cristal Sá - Edição: Iury Parente